Goiânia, 15/07/2019

Reunião do Coegemas debate assistência social em Goiás

vizualizações

O secretário Marcos Cabral (Secretaria de Desenvolvimento Social - Seds) prestigiou nesta quinta-feira (27) uma reunião ampliada do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas). O encontro foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Goiânia e reuniu 350 representantes de 166 municípios, entre secretários, gestores, conselheiros e técnicos de assistência social.

O Coegemas é uma associação civil, sem fins lucrativos, que representa os interesses dos municípios goianos junto ao Governo do Estado nas políticas de assistência social. Com o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, a reunião debateu a questão do co-financiamento da assistência social, programas sociais e realização de conferências municipais e estadual, visando à conferência nacional da área.

Em sua fala, o secretário Marcos Cabral enfatizou o diálogo e parcerias do governo estadual com as prefeituras no estabelecimento de programas e ações sociais em Goiás. “Não acredito em governo sem participação, principalmente dos prefeitos e gestores da área social”, disse Cabral lembrando da experiência dele como prefeito por três mandatos em Santa Terezinha.

O secretário chamou a atenção para a importância da integração de programas governamentais existentes, especialmente os voltados à infância, casos do Criança Feliz e Rede Cegonha (do governo federal) e o Meninas de Luz, do governo estadual, executado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “Esses programas precisam conversar mais, para criarmos uma rede completa de proteção à primeira infância em Goiás”, disse.

Marcos Cabral convocou ao final as presidentes do Coegemas e do Conselho Estadual de Assistência Social a montar um calendário de ações junto à Seds. “A agenda está aberta, vocês que vão marcar e eu vou cumprir à risca. Vamos trabalhar para buscar soluções conjuntas que ajudem nossos municípios, principalmente os menores, a atender nossa população”, conclamou o secretário.

A presidente do Coegemas, Ivane Campos, agradeceu ao secretário Cabral pela parceria e falou da importância do aprimoramento dos mecanismos de gestão da assistência social nos municípios. “Sabemos do seu empenho em envolver prefeitos, primeiras-damas e secretários de assistência social nessa luta e queremos continuar sempre juntos, municípios e governo do Estado”, afirmou Ivane, que é vice-prefeita de Mineiros.

Nilda Lúcia Huarita Colque, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, foi uma das palestrantes na programação do encontro e deu orientações aos gestores para a realização de conferências municipais de assistência social durante os próximos meses. A programação da reunião foi completada com a discussão de quatro eixos temáticos, estabelecidos nas conferências municipais.

Assessoria de Imprensa / Seds

27/06/2019