Goiânia, 15/07/2019

Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

2028
vizualizações

A Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (GPDPD) é um órgão integrante da Secretaria de Estado da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Diretos Humanos e Trabalho de Goiás. Atua na articulação e coordenação das políticas públicas voltadas para as Pessoas com Deficiência.

Programas/atividades desenvolvidos pela gerência:

- Passe Livre Intermunicipal: Garante o direito da gratuidade em viagens intermunicipais em todo o território goiano as Pessoas com Deficiência em conformidade com o DECRET0 Nº 5.737, DE 21 DE MARÇO DE 2003;

- Centro Estadual de Referência à Pessoa com Deficiência – CERP: Oferece atendimento especifico em reabilitação, além de cursos de Braile, Libras, Acompanhamento com: psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, assistente sociais, pedagogos e educadores físicos. São realizadas capacitações, treinamentos e cursos para a manutenção da qualidade no atendimento público, garantindo assim, maior autonomia a todas as Pessoas com Deficiência;

- Central de Interpretação de Libras – CIL: oferece atendimento de qualidade ás pessoas com deficiência auditiva/surdez por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso a serviços públicos em locais nem sempre preparados para recebê-los. Na central, intérpretes fazem, quando solicitados, a mediação da comunidade surda com órgãos e concessionárias de serviços públicos da grande Goiânia.

- Vapt Vupt de Referência: Criado no ano de 2014 tem como objetivo concentrar todos os atendimentos destinados à Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa de Goiás. Localizado no Centro de Goiânia, na rua 04 entre as Avenidas Goiás e Tocantins realiza emissão de Passe Livre Intermunicipal e Passaporte do Idoso além de todos os serviços comuns ao modelo Vapt Vupt.

PROCURE O QUE VOCÊ PRECISA